26/06/2006

A marcha de Viriato

A Escola Secundária de Viriato esteve assim nas Marchas!

Fiquei muito contente e por breves momentos deu para esquecer as angústias e misérias do burgo... e, estas fotos do AJ servem para recordar!

25/06/2006

Dia de Lusitanos

No dia das Cavalhadas andou por aqui o "Lusitano"
ET: Saiba mais aqui e aqui

24/06/2006

Centurião Romano


Para manterem a supremacia sobre os povos subjugados, os Romanos tinham uma bem montada máquina de guerra. As suas legiões, para melhor disciplina, estavam divididas em “centúrias” (100 homens) comandadas por um centurião que fazia cumprir as ordens superiores. Os centuriões e os outros combatentes de categoria usavam uma espécie de albornoz provido de capuz, ao qual davam o nome de “penula”.

In "História do Trajo Universal", Colecção de cromos da Agência Portuguesa de Revistas, Lisboa, 1965: Direcção de Mário de Aguiar; Cromos, capas e legendas de José Augusto Pires e Luís Filipe Mota Guedes; Ilustrações e vinhetas de Amaro Brilhante e Supervisão de José de Oliveira Cosme.


O AJ, lembra ainda que quem quiser "brincar" de Centurião deve ler as condições e inscrever-se
aqui.

23/06/2006

Ah, finalmente malta amiga




Campo de Viriato, 15 horas e alguns minutinhos, dia 21 de Junho de 2006.. Hoje até me assustei! De repente, do pequeno autocarro vindo dos lados do ex-quartel da GNR saiu a correr na minha direcção um grupo de "jovens" que vinha visitar os Heróis Lusitanos! Fizeram uma pequena festa com fotos e carícias na malta por aqui... talvez fossem velhos conhecidos? Pareciam apressados mas, não quiseram vir a Viseu sem visitar cá o Viriato e os meus guerreiros. Ainda bem que não subiram à Cava e não viram a desgraça que por alí vai! Alguns mais sensíveis poderiam desfalecer ou ter algum ataque! E, também não percebi porque ficaram tão espantados com a rede... o AJ registou o momento mas também não lhes soube explicar e não sei se na Praça da República alguém saberá!

20/06/2006

Leitura aconselhada pelo AJ


“A Terra de Endovélico – O Deus dos Lusitanos”; Autor: José Galambas; Prefácio: Manuel Calado; Revisão: Luís-Carlos Silva; Ilustrações: Eunice Gomes; Colecção: Ventos do Imaginário; 1ª Edição Maio de 2006; Editora: Zéfiro – Edições e Actividades Culturais, Unipessoal Lda., Apartado 1047 - 2856 - 909 Corroios – Portugal.
José Galambas nasceu em Setúbal a 13 de Novembro de 1973. Licenciado em Investigação Social Aplicada pela Universidade Moderna. Colabora permanentemente em diversos Blogues na Internet e escreve regularmente há vários anos, tendo publicado textos no Boletim Lusophia.
“A Terra de Endovélico – O Deus dos Lusitanos” é o seu primeiro romance publicado.

Chuta para canto...

Lembra-me o AJ que, cá pelo burgo ainda há quem teime em usar o meu simbolo, mesmo estando na situação de "fantasmas"... A SAD e os dinheirinhos, onde estão?

19/06/2006

Mais rápido não há

Mesmo perto do Lidl de Pascoal ... passe a publicidade e, descoberto pelo AJ!

17/06/2006

Apelo à revolta?


O "Postal da Semana" do "Jornal da Beira", do dia 15 vem em defesa da nossa Cava. E, é curioso até... desta feita o autor do Postal parece zangado com a Câmara... Ele que costuma dizer sempre ámen, faz um apelo à revolta. mas, não admira, pois já são tantas que a coisa está a ficar feia! A propósito, estive aqui com o AJ que me mostrou o artigo e eu mostrei-lhe que ainda está tudo na mesma... senão até pior!

A mulher etrusca


Aos poucos o AJ vai completando a minha colecção de cromos e preenchendo as memórias do meu tempo. Onde terá ele este baú? Hoje mandou-me um que ilustra as mulheres estruscas que, segundo me recordo, "usavam um comprido vestido cingido ao corpo, que alargava em baixo, e com mangas folgadas. Quando saíam, punham um manto igual ao dos homens, deitado sobre os ombros. As indústrias de cerâmica e metais atingiram elevado desenvolvimento, e a ornamentação acusava uma tendência oriental, semelhante à assírica e, mais tarde à grega. "
In "História do Trajo Universal" - Colecção de cromos da Agência Portuguesa de Revistas/ Lisboa 1965: Direcção de Mário de Aguiar; Cromos, capas e legendas de José Augusto Pires e Luís Filipe Mota Guedes; Ilustrações e vinhetas de Amaro Brilhante e Supervisão de José de Oliveira Cosme

16/06/2006

Revista Viseu


VISEU REVISTA – Ano 4, nº6, Agosto de 2005
Director: José M. Ferreira Silva “Martins”
Redacção: Rua Augusta Cruz, 32 em Viseu
Colaboradores neste número: António Dório, I. Martins (OFS), J. M. Silva, J. Monteiro, Manuel César, M.M.C., Revista Mensageiro Stº. António.
Edição, elaboração e impressão: Silva & Martins; Lda.. – Rua S. Francisco – Monte Salvado (Via St. Estêvão) 3510 Viseu
Publicação periódica, 1000 exemplares, Distribuição Gratuita

O Aj enviou-me imagem da capa da Viseu Revista de Agosto de 2005 e texto da sua ficha técnica. Aqui se confirma que eu, Viriato sou o ícone maior da Senhora da Beira. Um olhar mais atento permite descortinar que na foto, na altura, não empunhava a sua falcata. Aliás há em Viseu quem ainda não saiba que a minha "espada" já foi reposta. Esta nova já é a terceira....Os meus guerreiros esses tiveram menos sorte ! E a Cava então... sorte? Nem vê-la!


12/06/2006

Descobrindo


“Como Viviam os Romanos”, de Jonh Guy – Descobrir… Como era ser soldado nas legiões Romanas Como os Romanos inventaram o aquecimento central Como eram as casas romanas A forma como os gladiadores lutavam até à morte no Coliseu Como construíam a rede de estradas O mundo fascinante dos deuses romanos Que os costumes romanos relativos ao casamento ainda são usados e muito mais… Ilustrado com mais se 100 espantosas imagens a cores, descobre como Roma cresceu a partir de uma pequena cidade-estado e se tornou num dos mais poderosos impérios da História.. Ticktock Publishing Ltd. UK, Colecção Civilizações Antigas, 1ª Edição Portuguesa da Didáctica Editora, Lisboa. Da livraria do AJ

11/06/2006

Será desta?

Depois de muito me ter queixado por aqui, os jornais dão conta que acordaram para o problema que se vive na minha Cava. Mas, como já há tempos em 2002 se prometia por aqui isso, nunca fiando!...

Até lá, o AJ vai manter-se na torre a vigiar o assunto...

A ver se história doutros tempos, da Serração de madeiras de Viriato, hoje lixo, desaparece de vez e o espaço recupera a dignidade que merece!

Honremos estes Heróis... Preserve-se a Cava de Viriato!

05/06/2006

Viriato na net

Há por aqui mais histórias minhas...

04/06/2006

Guerreiros do meu tempo - o Etrusco


Os elmos dos Etruscos, ou rasenas, revelavam características asiáticas e gregas. As couraças, pesadas, eram feitas de lâminas de bronze que rodeavam todo o tronco. A nobreza etrusca, muito afeiçoada às corridas de carros, prestava, de preferência serviço na arma de cavalaria. A nação etrusca, lutando ao Norte com os aguerridos celtas, e, ao Sul, com os Romanos, mostrou-se menos apta para a luta que os demais povos da Itália, em significativa coincidência com o luxo desmedido e a efeminação que enfraqueceram as forças nacionais.

In "História do Trajo Universal" - Colecção de cromos da Agência Portuguesa de Revistas/ Lisboa 1965: Direcção de Mário de Aguiar; Cromos, capas e legendas de José Augusto Pires e Luís Filipe Mota Guedes; Ilustrações e vinhetas de Amaro Brilhante e Supervisão de José de Oliveira Cosme.

01/06/2006